terça-feira, 11 de maio de 2010

Crítica: Spartacus (1960)

Por:Dimitri Yuri

Não há dúvida de que, tecnicamente falando, Stanley Kubrick, é talvez o maior diretor de todos os tempos. Ele pode criar uma atmosfera obscura como ninguém, mas ele tende a arruinar seus roteiros, como fez com "Laranja Mecânica". E há apenas um de seus filmes, que eu não tenho nenhuma queixa sobre o script, e é o filme em questão , então eu posso dizer que este é para mim, o melhor de seus filmes, apesar de ter sido muito difícil de escolher.

Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Ele, por sua vez, não tem muito com o que sonhar, pois foi condenado morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Mas seu destino foi mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o comprou para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador. Até que um dia, dois poderosos nobres chegam de Roma, um com a esposa e o outro com a noiva. As mulheres pedem para serem entretidas com dois combates até morte e Spartacus escolhido para enfrentar um outro gladiador, que vence a luta mas se recusa a matar seu oponente (Spartacus), atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos. Este nobre gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália.


Com performances maravilhosas de Douglas e, principalmente por Laurence Olivier e Charles Laughto , este é um verdadeiro épico clássico. Agora, deixe-me explicar o verdadeiro significado do clássico. Não é apenas um bom filme. Um clássico é um filme que, independentemente de ser bom, inspirou filmes futuro, não sou eu que estou dizendo isso, é o significado real da palavra "clássico". Então, quando você vê um excelente filme como "Coração Valente" (e quase todos os épicos), que teve uma série de elementos de "Spartacus", você verá que este filme é um verdadeiro clássico .

É o romance que pode fazer o filme um pouco chato às vezes, mas sem ele, iríamos perder cenas fortes no filme, como a última, pois se não houvesse toda a história de amor, perderia completamente o seu impacto, e faria a cena parecer falsa (Vale à pena, pois é talvez a melhor cena do filme). Mas quando estamos falando sobre a ação, este filme não decepciona, considerando que eu assisti "Ratatouille" no mesmo dia eu assisti este aqui, a rebelião do centro de treinamento, me lembrou dos ratos se rebelando no filme da Pixar, a imagem de escravos se rebelando, como ratos fugindo é muito impressionante e bem filmada. E com Kubrick filmando com distância para que possamos ter a idéia da quantidade de pessoas estavam fugindo, é admirável.

Veredicto: Um clássico, por um dos melhores diretores de todos os tempos. Tecnicamente perto da perfeição. E com umas das melhores atuações da história.

Nota:4.5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário