terça-feira, 11 de maio de 2010

Crítica: O Iluminado (The Shining, 1980)

Por:Dimitri Yuri

Eu me sinto mal por dar à este clássico, apenas 4 estrelas, mas como eu disse em outras análises, uma vez que ninguém pode criar a atmosfera como Kubrick fazia, eu estava esperando este filme ser muito mais assustador, mas como um filme em sí, é brilhante e extremamente bem filmado, fora que a atuação de Nicholson é, como sempre, sensacional.

Um homem, seu filho e esposa se tornam os vigias de inverno de um hotel isolado onde o garoto (Lloyd), tem visões perturbadoras do hotel, utilizando um dom telepático conhecido como "O Iluminado" (Um dos zeladores do hotel disse ao menino Danny, que também possúi esse dom). O pai, Jack Torrance (Jack Nicholson), trabalha em seu projeto escrito, quando ele lentamente desliza à insanidade como resultado da “febre da cabine” e começa a ver os antigos hóspedes fantasmas do hotel. Após ser convencido pelo fantasma de um garçom (Em uma das melhores cenas do filmes) para "corrigir" a família, Jack vai completamente insano realizar a tarefa. A única coisa que pode salvar Danny e sua mãe (Duvall) é "O Iluminado".


Os ângulos de câmera de Stanley Kubrick são extraordinários (Nota as cenas em que Danny está andando em seu velocípede, e ele o segue com travellings verticais, horizontais, como se estivesse paseando com o garoto), e sim, a atmosfera também é ótima, eu só achei que fosse ser muito mais assustadora. Considerando que eu assisti esse filme à noite, sozinho em um quarto escuro. Eu tentei dormir depois, o problema é que eu consegui (Um filme realmente assustador não te deixa dormir logo depois de assisti-lo). Mas levando pela grande parte de pessoas que assistem a esse filme, você provavelmente vai ficar aterrorizado.

O desempenho Nicholson é perfeito, suas caras são completamente insanas, pois ele pareceu sem controle, sem ser um doido da cabeça (Ou seja, ele realmente tinha capacidade de fazer aquilo. Sua inteligencia não estava prejudicada), o que dá uma sensação muito mais sombria, e é uma coisa difícil de fazer. desempenho de Shelley Duvall é chato, como o de Danny Lloyd, a voz daquela mulher, é provavelmente o que realmente vai me dar pesadelos eternamente, e Lloyd parece que nunca vai terminar a sua fala (mania de quase todos os filmes de Hollywood que tem crianças), ficando forçado e chato de se ver. No final, a esposa e o filho de Torrance são tão irritantes, que eu não o culpo por tentar matá-los, eu queria apenas "corrigir" aquele garoto para que ele pudesse falar como um homem.

Veredicto: Você provavelmente vai se assustar com este filme. É um clássico, é excelente, é Kubrick e é Nicholson. Assista a este!

Nota:4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário