terça-feira, 11 de maio de 2010

Crítica: Ronin (1998)

Por:Dimitri Yuri

"Ronin" é um filme muit bem feito, e apesar de ter algumas falhas (Principalmente no roteiro), ainda é um filme de ação agradável, por suas grandes atuações (não é todo dia que De Niro, Reno, Bean e cia. se junta em um filme) e excelentes cenas de ação (Especialmente suas perseguições automotivas).

Ronin é a palavra japonesa usada para os samurai sem mestre (Ele até mencionam isso em "Os Sete Samurais" de Kurosawa). Neste caso, os Ronins são mercenários especialistas em todo tipo de coisa (De Niro, Reno, Skarsgard ...), cujos serviços estão disponíveis para todos - por dinheiro. Dierdre (McElhone) contrata diversos Ronin para formar uma equipe e recuperar uma mala importante de um homem que está prestes a vendê-la para os russos. Após a missão ser concluída com êxito, a mala é trocada por um membro da equipe que parece estar a trabalhar por conta própria. A rede complexa de todos enganando à todos começa a surgir lentamente ...

É um filme de ação, então vamos falar sobre as seqüências de ação, em que eu penso, que este filme se concentra. Os tiroteios são excelentes, sabemos sempre onde está todo mundo, e podemos perceber a sua estratégia, em vez de ver um monte de homem atirando-se. Agora, as perseguições de carro são a razão pela qual este filme será lembrado, porque elas são simplesmente as melhores. Quando um amigo me disse que era a melhor perseguição de carros que da história, eu pensei: "Esse cara nunca viu 'Bullit'”, mas eu estava errado, e ele estava muito certo. Os ângulos que eles filmaram as seqüências de perseguição, dão aquela sensação de perigo imediato, realmente paracem que eles vão bater, tudo aparenta muito real (Mas agora que eu vi "Operação França" eu estou na dúvida de qual é a melhor)

A atuação, como você espera de De Niro, Reno e Stellan Skarsgard, é realmente boa, mas De Niro que merece atenção, ele aparece sempre seguro sobre o que ele está fazendo, o que reforça a idéia de ele ser tão sábio e experiente. Você não consegue encontrar um único filme que De Niro não é excelente (Com a exceção de “Tempo De Despertar”, onde ele é só bom). Reno é, como sempre, carismático demais, é um bom companheiro para De Niro. Skarsgard não desaponta também, mas é muito difícil se sobressair, quando se está atuando com esses mestres.

A trama não é muito plausível às vezes, como quando eles estão procurando um russo, e vêem um cartaz anunciando uma apresentação do balé russo, logo, deduzem que eles vão encontrar o bandido lá dentro (sem perceberem que é difícil encontrar um homem entre 30.000 pessoas, quando nem sequer sabem como eles se parecem). Mas ele acerta eu algumas coisas, como o interesse romântico de Sam (De Niro) e etc.

Veredicto: É um thriller bem feito, com grandes sequencias de ação, e igualmente excelentes atuações.

Nota:3.5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário