quarta-feira, 12 de maio de 2010

Crítica: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)

Por:Dimitri Yuri

É difícil para mim dar 5 estrelas para um filme baseado em quadrinhos. Mas pela complexidade do novo filme de Christopher Nolan, e por ser a primeira vez que ela é inserida em um filme do gênero, esse filme merece mais reconhecimento que os outros. Sem falar que tem atuações e cenas de ação sensacionais.

Gotham City está melhorando gradualmente, e Batman (Bale) continua combatendo o crime. Mas a aparição de um promotor chamando Harvey Dent (Eckhart), que parece ser tão eficaz quanto Batman, no sentido de colocar bandidos na cadeia, pode ser a chave para a aposentadoria de Bruce Wayne do cargo de Cavaleiro Negro de Gotham, e com isso, finalmente poder ficar junto de Rachel, que coincidentemente é a atual namorada de Dent. Só que um bandido maníaco chamado Coringa (Ledger), está colocando os cidadãos de Gotham em pânico, e fazendo ameaças à Batman. Então cabe ao nosso herói, mais uma vez, salvar a cidade desse Insano criminoso.


Logo no início, vemos Coringa roubando um banco com um plano que é, para mim, tão bom como o plano final de "Onze Homens o um Segredo” . E esta é apenas a primeira cena, você vai ver pelo menos dois planos igualmente brilhantes. A filosofia do palhaço é tão bem feita, que às vezes você esquece que ele é apenas um maníaco, e até acha que ele está certo, tornando a tarefa do herói se torna muito mais complicada. O dilema vivido por Bruce Wayne também é muito bem elaborado.

Apesar do fato de Cristian Bale não ser muito bom interpretando Bruce Wayne, ele não é assim tão mau (Só exagera muito na voz grossa, e fica estranho às vezes), ele está apenas lá. Agora vamos falar sobre o desempenho de Ledger, é claro que merecia o Oscar, é claro que é incrível, mas eu acho que não foi só ele que fez esse grande personagem, quero dizer, quase todas as falas que saem da boca do palhaço são memoráveis ! Não só por causa de Ledger, por causa do excelente roteiro. Outros nomes, como Gary Oldman, Morgan Freeman (como sempre carismático) e Michael Caine dispensam apresentações, e estão todos muito bem. Outro que surpeende é Aaron Eckhart, parece compentente o suficiente para Batman poder se aposentar.

Nolan como todos nós sabemos, é um grande diretor, com uma técnica narrativa tremenda (pode ser melhor notada em "Amnésia"). Ele também escolhe bem por não usar muitos esfeitos especiais no filme, ele opta por realmente fazer os stunts mesmo que custe mais caro (detalhe, a cena da perseguição no tunel, foi feita em grande parte, com carrinhos de minaturas). Esse realismo contribúi mais ainda para a realidade dos problemas lidados no filme (mesmo quando estamos falando de um filme de super herói).

Como o crítico Pablo Villaça disse: "Ver a figura vulnerável e trágica de Batman mergulhar nas sombras de uma cidade desesperada por figuras heróicas é uma das imagens mais tristes e mais forte que o gênero já produzido", essa complexidade é o que faz “O Cavaleiro das Trevas” diferente de outros filmes de super-herói só bons, como" Iron Man " (que perde muito tempo críticando os militares americanos). Quase todos os personagens (até o Coringo) passam por mudanças (Principalmente Harvey Dent), e alguns acontecimentos são de uma inteligência tremenda, muito raro em qualquer filme, menos comum ainda num filme de super-herói. Por exemplo o amor entre Dent e Rachel, que é muito verdadeiro e nem um pouco cliché. Eu não sei se ninguém percebeu, mas o final do filme parece ter sido inspirado em "Casablanca" (nada físico, mas a escolha moral do personagem de abrir mão do próprio bem estar, para contribuir a uma coisa maior, mais importante que a vida medíocre dele).

Veredicto: Com uma inteligência incomum, "O Cavaleiro das Trevas" coloca longas de super-herói em um outro grau de filmes e histórias, portanto, não perca de jeito nenhum. Até os seus filhos e namoradas vão gostar.

Nota:5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário