sexta-feira, 25 de junho de 2010

Momentos importantes da história do cinema: Parte 1

É claro que isso aqui está bem resumido. Se quiserem mais informações é aconselhável que comprem algum livro sobre a história do cinema (não vale a pena ver tudo na internet).

1890 - 1900:

- Os irmãos Lumière (Auguste e Louis) inventaram o cinematógrafo, que consistia em uma câmera, um revelador de filme e um projetor.

- A primeira sessão pública ocorreu em 1895. Eram tomadas curtas, como cerca de um minuto e mostravam cenas e situações do dia-a-dia.

1900 - 1910:

- Filmes tinham até 20 minutos de duração.

- Duelo entre a Mutoscope e a Kinescope, que eram as líderes no mercado de cinemas de bairro dos Estados Unidos.

- George Méliès lançou seu curta, "Le Voyage Dans La Lune". Enquanto os Lumière faziam filmes com simples cenas do cotidiano, Méliès começou a usar o poder da ilusão e efeitos (ele era um mágico), foi pioneiro no Stop-Motion entre outras técnicas.

1910 - 1920:

- O primeiro longa-metragem foi lançado por D. W. Griffith, "O Nascimento de Uma Nação" (The Birth of a Nation). E, apesar do filme ser abertamente racista, foi um marco, pois inventou o Flashback, Cross-Cutting, Fade In/Fade Out e Close-Ups. Além de mostrar que filmes mais longos eram viáveis.

- Chaplin lançou seu primeiro curta, "The Tramp".

1920 - 1930:

- Os Estados Unidos já pruduziam 80% de todos os longas lançados naquele ano.

- O expressionismo alemão surgiu, um exemplo de pioneiro desse estilo é "O Gabinete do Dr. Caligari", que começou a distorcer a realidade para mostrar metáforas e etc. Também tinha uma iluminação sombria, muitas vezes vindo de baixo para cima (Tim Burton se inspira muito nesse estilo.

- F. W. Murnau e Fritz Lang vieram para a América.

1930 - 1940 :

- Talkies: os primeiros filmes com áudio foram lançados.

- Frank Capra, John Ford, Billy Wilder, Alfred Hitchcock e Walt Disney se sobressaíram.

- A "era de ouro" de Hollywood. "O Mágico de Oz", "E o Vento Levou", "Nos Tempos das Diligências", "A Mulher Faz o Homem" foram lançados.

- Início do Código Hays de censura.

Fonte: "Almanaque do Cinema" do Omelete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário