segunda-feira, 28 de junho de 2010

Crítica: Os Irmãos Cara-de-Pau (The Blues Brothers, 1980)

Por: Dimitri Yuri

Esse é um filme muito descompromissado, mas isso funciona excepcionalmente bem para a sua comédia (e também para defini-lo como único). E se o filme é quase um musical, a música tem que ser boa. Portanto é com alívio que eu digo que esta é uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos. Nenhum fã de Blues ou Soul ficará desapontado. Sem falar que o filme é muito, mas muito engraçado.

O filme começa na prisão, onde vemos um sujeito misterioso com uma tatuagem na mão com o nome Jake (John Belushi). Ele está saindo da cadeia e quem vai buscá-lo é o seu irmão Elwood (Dan Aykroyd). Mostrando a conversa deles no carro nós ficamos sabendo como é a relação entre os irmãos e o mais importante, eles são grandes músicos. Eles estão indo visitar o lugar onde foram criados por freiras. Reparem que a cena é filmada de um modo bem sério, até o ponto em que eles pulam da ponte, o que contrasta muito e assusta, é impossível não rir (a mesma técnica foi usada em "Muito Além do Jardim", que é uma comédia filmada como um drama, e sempre nos surpreende).

Chegando nesse antigo lar, os irmãos descobrem através de uma freira assustadora que a igreja parou de financiar o abrigo e ele vai ser vendido para o ministério da educação, a não ser que arranjem 5,000 dólares a tempo. Com a idéia de roubar (afinal, eles são totalmente fora da lei), os irmãos se oferecem para ajudar. Mas a freira percebe que eles conseguirão o dinheiro ilegalmente e não aceita. Contudo, ao visitar uma igreja bem musical (onde o reverendo é ninguém menos que James Brown) Jake tem a brilhante idéia de remontar a antiga banda dos irmãos (os "Blues Brother" do título original do filme). Eles então partem em uma missão para achar os antigos integrantes da banda, convencê-los a voltar e fazerem 5,000 dólares em um curto período.

Além do enredo ser muito divertido (mistura Road-Movie com uma comédia bem baixa, quase satírica), os diálogos são sensacionais e lembrados até hoje. Desde o clássico "Eles não vão nos pegar, nós estamos em uma missão para Deus" até quando Jake pergunta ao irmão com qual frequência o trem passa perto do apartamento, e Elwood responde: "Tão frequentemente que você nem vai notar" e inúmeras grandes tiradas. O inesperado dá um charme único ao filme, você acabará rindo muito e nem saberá porquê. O melhor é que coisas entranhas acontecem, como o prédio que eles moram é demolido com uma bazuca e eles continuam indiferentes. Os poucos números musicais que o filme tem não possuem coreografias muito empolgantes, mas a música é sempre maravilhosa.

A direção fica por conta de John Landis (que também é responsável por "Um Príncipe em Nova York" e "Um Lobisomen Americano em Londres"). Ele é muito inteligente na maioria de sua escolhas, como os exageros de seus efeitos especiais (a freira com poderes sobrenaturais, o pulo da ponte ou a última cena, que é pra mim, a definição perfeita da palavra "caos"). Mas, provavelmente o melhor momento da direção são as perseguições de carro, que entram para a lista de melhores já feitas, prestando claras homenagens a outros grandes filmes, como "Operação França" por exemplo (só pelo fato de um filme de comédia ter uma das melhores perseguições de todos os tempos já mostra que é um filme de qualidade).

John Belushi e Dan Aykroyd dominam a tela o tempo inteiro e fazem juz a sua importância. Desde o início eles apresentam uma química invejável, e o mais importante, conseguem estabelecer um visual "Cool" e pateta ao mesmo tempo, o que os faz funcionar em todas as cenas. Outro grande momento do elenco são as participações especiais, e bota especial nisso. Aretha Franklin, James Brown e Ray Charles dividem a tela com os protagonistas e claro, têm a chance de cantar (um detalhe, todos eles estão muito bem no filme). Outro especial mas que não é cantor é John Candy, que faz um hilário chefe de policia.

Veredicto: Você não pode perder esse filme por dois motivos: primeiro, ele é extremamente engraçado e tem ótima música. Segundo, eles estão em uma missão de Deus!

Nota:4.5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário